É possível utilizar BAT para um cão medroso ou não agressivo?

É possível utilizar BAT para um cão medroso ou não agressivo?   

Cão com Medo - BAT

Esta é uma pergunta muito válida e interessante…

Para quem ainda não conhece, o BAT  ( Behavior Adjustment Training) ou Treino de Modificação Comportamental é um sistema de treinamento positivo muito útil e bastante utilizado ao redor do mundo pelos maiores profissionais e especialistas em adestramento e comportamento canino.

O protocolo  BAT ajuda fortemente na prevenção e reabilitação de problemas de agressão, medo e frustração em cães filhotes e/ou adultos, através  de reforços positivos, reforços naturais e manejo adequado do cão desde o início.

BAT  é um sistema de trabalho que está em constante evoluçãofoca  na parte de aprendizagem respondente (condicionamento clássico). O protocolo baseia-se no estudo do comportamento, na linguagem corporal e no bem-estar animal. 

 Agora… Respondendo a pergunta Inicial… É possível utilizar BAT para um cão medroso ou não agressivo?

BAT - Cão MedrosoSim, definitivamente! O protocolo é exatamente o mesmo, tanto para cães medrosos que não latem quanto para aqueles que latem ou mordem. Uma alteração é que você pode também recompensar a abordagem de comportamento ( comportamentos de aproximação ) de vez em quando.  Mas eu gosto de deixar o cachorro ainda  verificar/reconhecer as coisas completamente, então eu frequentemente ainda espero até  o cão se afastar antes de dizer um “Ok” ( Espécie de Comando de Liberação) e siga em frente.

  
REFLEXÃO: Uma breve história da utilização e do poder do sistema  BAT  em humanos :) 

A propósito eu usei BAT comigo mesma nesta manhã quando eu estava nadando numa piscina na Austrália. Eu tenho um seminário BAT de  2 dias em Cairns( Austrália) neste final de semana, então eu estou aqui mais cedo para me acostumar com a área e descansar antes do seminário.

Havia no fundo da piscina uma forma escura e eu me apavorei e nadei para fora. Eu Saí da piscina e não estava 100% certa de que aquilo  não era algo mortal ( Parece que tudo pode matá-lo na Austrália)

Eu saí a procura de alguém, obtive a informação que precisava e retornei para a piscina e continuei obtendo as informações. Eu queria ter certeza que eu não tivesse nenhum medo remanescente que eu teria que trabalhar ou lidar posteriormente.

Sabendo que eu poderia escapar a qualquer momento, (isso) me fez sentir confortável para me aproximar e ver o que era (aquilo), então (assim) eu pude relaxar.

A água não estava parada ( existe uma cachoeira). Eu tive que colocar meu rosto na água para realmente obter os detalhes do que estava ali embaixo da água. O comportamento de aproximação do ponto escuro, olhar para ele (e poder) reavaliar me ajudou a acalmar.

Os dois importantes aspectos era saber que eu poderia escapar e a habilidade de ver o que realmente estava acontecendo.

Informação e o controle da sua própria segurança são poderosas ferramentas para reabilitação ( tanto em animais, quanto em humanos)

P.S. Aquilo( no fundo da piscina) era somente uma massa de folhas no ralo.  E agora você pode relaxar, também. Veja:  como a informação pode ser poderosa ?

Seminário Oficial BAT Brasil

Fonte :  Texto Original de Grisha Stewart, autora, comportamentalista, treinadora de cães, palestrante internacional e criadora do  BAT, um método de treinamento especializado em resolver problemas de Agressão, Medo, Frustração, e Reatividade em Cães. Juntamente com Carly-Loyer e Joey-Iversen, ambas rodam o mundo disseminando as técnicas BAT para adestradores, comportamentalistas, veterinários e proprietários/tutores  de cães.

Texto Traduzido e Adaptado  pela Equipe Cursos de Adestramento de Cães – Police K9, Esporte e Comportamento Canino. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>